top of page

Cuidando da Saúde Mental no Trabalho e Seus Benefícios

  • Foto do escritor: Pedro Pontes
    Pedro Pontes
  • 24 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura


No cenário competitivo e muitas vezes estressante dos ambientes de trabalho atuais somados a rotina estressante da vida cotidiana a saúde mental é um aspecto fundamental a ser considerado você não acha? Para as empresas, investir na saúde mental de seus funcionários não é apenas um gesto de responsabilidade social, mas uma estratégia inteligente para manter a produtividade, a satisfação e a retenção de talentos. Já para os funcionários, cuidar da própria saúde mental é essencial para garantir equilíbrio emocional, motivação e bem-estar no ambiente profissional e consequentemente em outras áreas da sua vida.


Dicas para Promover Saúde Mental e Emocional:


Autoconhecimento: Dedique tempo para refletir sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos. Esse processo é mais seguro e produtivo com ajuda de um profissional psicólogo.


Análise das Relações Interpessoais: Observe como suas relações com colegas e superiores no ambiente de trabalho te fazem se sentir e reagir podendo desencadear conflitos internos.


Resolução de Conflitos Internos: Identifique e trabalhe os conflitos emocionais não resolvidos, buscando a ajuda de um profissional para promover o equilíbrio emocional.


Atividade Física: A prática regular de exercícios pode contribuir para a redução dos sintomas de ansiedade e depressão, visto que a atividade física libera endorfinas e neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar e relaxamento, aliviando o sofrimento psíquico.


Auto percepção: A importância da percepção de si mesmo na formação da identidade auxilia as pessoas a impor limites, se autorregularem, isto é, criar maneiras de manejar os impulsos inerentes de sua personalidade. Esse trabalho apresenta melhores resultados se acompanhado de um terapeuta.


Burnout: Uma Perspectiva Psicodinâmica


O burnout, caracterizado pelo esgotamento físico, emocional e mental, é um problema sério que afeta muitos profissionais atualmente. Uma abordagem para o burnout envolve não apenas lidar com os sintomas do diagnóstico, mas principalmente compreender as causas desse esgotamento, muitas vezes ligadas a questões ambientais, relacionadas a traumas de infância que são “desencadeadas” no padrão de relação atual com o trabalho e profissionais/chefes, idealização profissional, atender às expectativas dos outros, dificuldades na expressão de sentimentos, entre outras causas possíveis. A psicoterapia psicodinâmica pode ser uma ferramenta poderosa para explorar essas questões e promover um processo de cura e bem-estar profundo e duradouro.


O que as empresas podem fazer para prevenir o esgotamento mental e emocional?


As empresas podem adotar algumas estratégias e práticas para criar um ambiente de trabalho saudável:


1.     Promover a Cultura de Cuidado e Respeito: Estabelecer uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos colaboradores, promova a empatia, o respeito mútuo e a comunicação aberta é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável. É imprescindível que os líderes de setores sejam verdadeiros e justos no seu tratamento e trabalho, somente assim sua equipe pode desenvolver um respeito sincero e uma relação profissional produtiva.


2.     Oferecer Programas de Apoio e Aconselhamento: Disponibilizar programas de apoio psicológico para lidar com o estresse e as pressões inerentes do trabalho.


3.     Promover a Autonomia e o Engajamento: Permitir que os colaboradores tenham autonomia em suas atividades, participem de decisões relevantes e sintam-se valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho pode fortalecer o engajamento e a motivação, reduzindo o risco de exaustão emocional. Não se pode confundir oportunidade como oportunismo para encher o profissional com responsabilidades além das suas atribuições previstas em seu cargo, o que naturalmente irá promover o burnout, o enfraquecimento da relação líder e liderado e consequentemente o desgaste da equipe de trabalho.


4.     Capacitar Líderes e Gestores: Oferecer treinamentos e capacitações para os líderes e gestores sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, bem como para a promoção de um cargo superior dentro da empresa.


5.     Estimular a Comunicação e o Feedback Construtivo: Incentivar a comunicação aberta e honesta, bem como promover o feedback construtivo e o diálogo sobre questões relacionadas ao trabalho.


Promovendo a Saúde Mental com Psicoterapia:


Se você está enfrentando desafios em relação à sua saúde mental e emocional no ambiente de trabalho, a psicoterapia pode ser uma excelente ferramenta para ajudá-lo a lidar com essas questões. Como se sabe, problemas no ambiente de trabalho podem afetar outras áreas da vida como no campo das relações amorosas, familiares e até os momentos de descanso são interrompidos por esse problema. Um psicoterapeuta qualificado pode fornecer um espaço seguro e acolhedor para explorar seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, auxiliando-o a desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento e promover um maior equilíbrio emocional e mais autoconsciência. Agende uma consulta e converse com um profissional sobre suas dificuldades, um abraço, Pedro Pontes.

 
 
bottom of page